sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dicas de estudo

Plano de estudo

Estudar exige dedicação, esforço e disciplina, seja para concurso, vestibular, ou até mesmo para as provas da faculdade. Muitos de nós não sabemos como iniciar os estudos. Muitas vezes buscamos cursos preparatórios, presenciais ou on-line para nos nortear, o que é uma boa... Mas para aqueles que irão estudar por conta própria, abaixo seguem algumas dicas, passos simples, que talvez possam ajudar a começar os estudos!

Individual ou em grupo
O primeiro passo para se fazer um plano de estudo é decidir como você quer estudar, só ou em grupo. Quando se planeja o seu tempo e organização de estudos, saber como vai estudar é um fator relevante, pois para um grupo as necessidades de estudo e horários muitas vezes são diferentes e precisam ser levadas em consideração.

Tempo
Há dois elementos que são importantes para um plano de estudos. O primeiro é quanto tempo tem até o dia do concurso, e o segundo é o tempo que você tem por dia para estudar. O mínimo seriam duas horas por dia, porém se não houver muito tempo até o dia da prova ou se você possui muito tempo livre, aumente a carga horária dos seus dias de estudo. Organize o seu horário exato de estudos de forma clara para cada dia, com início, fim e intervalos, e também faça uma espécie de mapa com as matérias e assuntos a estudar.

Sem tempo
Se você não tem mais tempo para estudar, tente focar no que se lembra das informações que já sabe em vez de ensinar para você mesmo uma nova informação. Normalmente as pessoas não se lembram do novo conteúdo no dia da prova, então é melhor ter certeza que o que você sabe está na ponta da língua. Se você tiver um pouquinho mais de dias pode dividir o conteúdo para não ficar tudo para a noite anterior.

Conteúdo
O conteúdo dependerá da prova que irá fazer. Os materiais de estudo também precisam ser organizados em módulos e metas através de uma espécie de cronograma, assim você saberá quando e o que estará estudando.

Fonte: http://blog.mapasequestoes.com.br/como-fazer-um-plano-de-estudos/ 
(com adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário