sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Renato Russo

“...ele queria era falar pro presidente pra ajudar toda essa gente que só faz... sofrer!”
Trecho de Faroeste Caboclo

  
15 anos sem Renato Manfredini Junior em 11 de outubro.

Nas minhas lembranças músicas, reportagens, CD's e DVD'S.
Quando ele se foi eu tinha apenas 8 anos, não cheguei a ver o auge do seu sucesso, mas... as suas criações fazem parte de muitos momentos da minha vida. Eu o conheci melhor em 2004, quando tive a oportunidade de visitar uma exposição sobre sua vida no CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil. A exposição intitulada "Renato Russo Manfredini Júnior" ocupou dois pisos da Galeria 1 do CCBB, com fotografias, desenhos, manuscritos, figurinos, recortes de jornais e revistas, instrumentos musicais, objetos pessoais e registros de shows em vídeo.


Grande cantor e compositor que jamais será esquecido entre as gerações. Sua música continua atual. Sua história é sempre recontada. Neste ano Renato Russo recebeu homenagem no Rock In Rio em um show dos parceiros de Legião, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. Há um filme sendo produzido sobre sua vida, além de outros baseados em sua obra.

  
Em cartaz

ROCK BRASÍLIA – ERA DE OURO

Com imagens de arquivo filmadas por Vladimir Carvalho desde o fim dos anos 1970, o documentário encerra uma trilogia sobre a construção cultural e ideológica da capital federal. Traz as bandas de Brasília, Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, que fizeram a trajetória clássica do herói: vencer empecilhos e ir atrás de um grande desafio que era a conquista de um lugar na cultural nacional.





 


FAROESTE CABOCLO

A vida de João de Santo Cristo em longa-metragem ganhará as telinhas ainda este ano.









Confira o site: 


Objetos da casa de João de Santo Cristo

4 comentários:

  1. Conheci a Legião Urbana aos 9 anos, acho que era em 1987, estava em um passeio escolar para o jardim zoológico, quando vi aquela mulecada com 9, 10 anos, cantando Faroeste Caboclo dentro do ônibus, me emocionei, no dia seguinte fui na feira da Ceilândia e comprei um fita do "Que País é Este", e desde então, percebi que muito da poesia em Brasília é Legião, cheguei a saber todas as letras de todos os disco. Não dá pra ter somente uma música preferida, mas, uma que acho com muito impacto é "CLARISSE". Anderson Viana.

    ResponderExcluir
  2. Relamente Anderson...
    O Legião fez história em Brasília e continua fazendo. Realmente é difícil ter uma música preferida... mas acho que fico com "TEATRO DOS VAMPIROS" (...Vamos lá, tudo bem, eu só quero me divertir! Esquecer dessa noite, ter um lugar legal p'ra ir...).

    Obrigada sempre pela atenção e cotribuição. Você é um rapaz especial!

    ResponderExcluir
  3. É, mas o governo teima em insistir que eu não preciso daquelas carteirinhas de gratuidade. Anderson V.

    ResponderExcluir